Praia de Pipa: conheça um pedaço do paraíso no RN

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros…

Quem não gostaria de explorar um lugar com tanta natureza abundante e, além disso, uma ótima infraestrutura que cabe no bolso de todos os tipos de viajantes, inclusive mochileiros?

Isso tudo a gente consegue ver em um só lugar: Na linda e deslumbrante Praia da Pipa.

Não é atoa que foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil.

Um tranquilo vilarejo de pescadores e pertencente ao município de Tibau do Sul, Pipa fica aproximadamente 80km da capital do Rio Grande do Norte, Natal.

Praia de Pipa

Tá legal, né? Tenho certeza que está ansioso pra conhecer um pouquinho mais desse pedaço do paraíso no Rio Grande do Norte! Aproveita e se inscreve na nossa newsletter 🙂



Continue lendo para conhecer um pouco:

  • As Praias de Pipa
  • Passeios
  • Onde comer
  • Vida Noturna
  • Onde ficar
  • Como chegar

As praias de Pipa


Praia do Centro

A praia do Centro é a mais movimentada, por ser a mais próxima do vilarejo de Pipa. Com larga faixa de areia e piscinas naturais, onde se escondem pequenos peixes, moluscos e caranguejos, a Praia do Centro é servida por diversas barracas, que comercializam frutos do mar e iguarias regionais.

A extensão da praia é protegida por recifes e pedras, formando as tais ‘piscininhas’ e deixando o local apropriado para a descontração da família.

Fácil acesso, bastante indicado para famílias com crianças, preferencialmente na maré baixa, onde formam lindas piscinas naturais. Muito bom para apreciar o pôr do sol e conhecer os visitantes nas várias barracas que ficam na areia.

Não passei muito tempo na Praia do Centro, pois eu e meus amigos preferimos ir para a Baía dos Golfinhos, para tentar vê-los.

Praia do Centro - Praia Pipa/RN

Praia do Amor

Próxima a Praia do Centro, cerca de 10 minutos caminhando ao sul, a Praia do Amor tem esse nome por suas piscinas naturais ter o formato de coração. Pelas suas ondas mais agitadas, virou point para os surfistas e praticantes do kitesurf.

As principais competições de surf de Pipa e algumas das mais importantes do estado e da região são decididas nesta praia, que deu a fama que a Pipa tem. O mirante que se ergue em suas falésias, é o componente extra dessa viagem pela natureza.

Existem bons bares, sendo possível passar o dia inteiro lá. Se quiser praticar esportes, a Praia do Amor é o lugar… Surf, kitesurf, frescobol e inclusive há bares que oferecem slackline para os clientes.

Não tive a oportunidade de ir na Praia do Amor, infelizmente, mas tive o prazer de vê-la de cima das falésias. A vista é simplesmente sensacional!

Praia do Amor, Pipa de Pipa/RN

Baía dos Golfinhos

Preferida pelos Golfinhos, a Praia do Curral, ou popularmente conhecida como Baía dos Golfinhos, é ideal para quem quer um contato maior com esses mamíferos.

Lá eles são os donos da casa e costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias. É uma pena que quando fui, os golfinhos estavam tímidos.

Não consegui ver muito bem eles, mas deu pra ver um pouco. Preciso voltar novamente para ver se tenho a sorte de ser recebida devidamente.

O acesso é pela praia, indicado apenas na maré baixa, vindo da Praia do Madeiro ou Praia do Centro.

Lá é excelente para caminhada ou natação, pois o mar é calmo. Há poucas barracas, incluindo escola de surf e aluguel de caiaques, pranchas e frescobol.

Da vez que fui, eu fiz uma massagem relaxante com uma moça que veio da Europa (não lembro de qual país), casada com um brasileiro, que deixou seu país para vim morar nesse paraíso.

Baía dos Golfinho, Praia de Pipa/RN
E aí, tá curtindo? Aproveita e se inscreve na nossa newsletter para receber em primeira mão mais posts como esse diretamente no seu email. 😉



Outras praias

As praias que eu citei acima, foram as que eu consegui aproveitar ou ver das falésias, que são as que ficam mais perto da região central de Pipa. Ao norte da Praia do Centro, além da Baía dos Golfinhos, ainda tem as Praias de Madeiro, Cacimbinhas, Praia do Giz, Lagoa Guarairas, Tibau do Sul e Malembá. Ao norte, além da Praia do Amor, tem as Praias das Minas, Sibaúma e Barra do Cunhaú.

Praia da Pipa é um destino que você precisa ir com tempo para conseguir conhecer todas essas belezas naturais. Da vez que fui, só passei um final de semana, não deu pra conhecer nem a metade. É um destino que preciso ir novamente, para contar melhor para você sobre tudo o que há de melhor nesse lugar abençoado.

Pôr do Sol na praia de Tibau do Sul, Praia de Pipa/RN

Pôr do Sol na praia de Tibau do Sul

Onde comer

A variedade da gastronomia em Pipa é impressionante, desde comida japonesa, francesa, árabe ao nosso querido arroz com feijão.

De dia as opções de comida à beira-mar são fartas e com direito a belas paisagens.

E de noite, aos moldes de um shopping a céu aberto, as lojas e restaurantes cativam os visitantes que calmamente passeiam para escolher o prato do dia confortados pela brisa do mar e a luz do luar.

No site Pipa.com.br tem a lista de restaurantes que encontramos por lá.

O que fazer à noite

De dia, temos as belas paisagens que a natureza nos proporciona. Como pessoas de vários lugares do mundo vão para conhecer as belezas naturais de Pipa, à noite, o centro do vilarejo vira um point multicultural. Se tiver afim de conhecer pessoas novas e culturas diferentes, esse é o lugar.

Além dos restaurantes e bares que dispõem de decoração aconchegante, repletos de cardápios e cheiros que saltam como convite ao paladar.

Para os que gostam de observar o movimento, basta escolher um ponto na rua e interagir com os que estão a passear. Depois de certa hora, o destino certo é a famosa boate Calangos, onde todos se encontram para dançar e paquerar.

Beco do Adobe, em Praia de Pipa/RN

Se quiser saber mais opções na noite de Pipa, acesse o site Pipa.com.br para ver a lista de bares e baladas para garantir a sua diversão.

Onde ficar

Fiquei em uma pousada chamada Vivenda do Mar, que tem um ambiente confortável e cercada pela natureza. O café da manhã é simples, mas muito bom, com frutas, suco, pão, bolo, bolachas, queijo, presunto, café, leite. Tinha até cuscuz quando fui, comida que também faz parte do café da manhã do nordestino (já comi muito cuscuz com ovo no café da manhã haha).

É localizada próximo a praia do Amor, a 1400 metros ou 10 minutos caminhando, 1.100 metros do centro de Pipa e a 700 metros da boate Calangos. A pousada dispõe de estacionamento.

Pousada Vivenda do Mar, Praia de Pipa/RN

Em pipa há muitas opções de hotéis, pousadas e hostels para todos os gostos e bolsos. Acesse Pipa.com.br para ver a lista de hospedagens.

Como Chegar

Há várias maneiras de se chegar até Pipa, dependendo de onde você vai partir. Quando fui, parti de Recife de carro, que é aproximadamente uns 250km, mais ou menos umas 3 horas.

Para quem não mora ou não está em um estado mais perto do Rio Grande do Norte, tem como ir de avião até Natal ou João Pessoa e de lá pegar ônibus, táxi ou alugar um carro.

Para mais informações de como chegar em Pipa, acesse Pipa.com.br.

Fonte: Pipa.com.br
Fotos: Todas as fotos postadas foram ‘clicadas’ pelo meu amigo Vini Moreira 🙂

 

É uma pena eu ter ficado muito pouco tempo nessa charmosa vila, com essas praias com paisagens de tirar o fôlego. Pipa deixou saudades e aquela vontade de voltar. Estou planejando voltar nela mais pra frente, pra poder contar mais um pouco dela pra você!

Tá esperando o que pra planejar a sua viagem à Praia de Pipa?

 

Gosta de praia, né? Aproveita e dá uma olhada nessa dica pra quem curte uma praia mais de boas pra descansar 🙂


Gostou? Fique ligado nas nossas redes sociais e se inscreva na nossa newsletter para receber as atualizações em primeira mão. Logo abaixo tem os links das redes sociais e o formulário para inscrever seu email em nossa newsletter. 🙂

Siga o Profissão Viajar nas redes sociais para ficar atualizado e se inspirar mais nessa profissão dos sonhos: Facebook, Twitter e Instagram.



The following two tabs change content below.

Priscila Araújo

26 primaveras, formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha com Testes de Software. Almeja um estilo de vida mais leve para conseguir viajar com mais frequência, adora compartilhar suas experiências em viagens e música é quase oxigênio. ♥